Curso
O curso de Pós-Graduação em Inteligência e Inovação no Enfrentamento ao Crime Organizado é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esta especialização busca capacitar profissionais da segurança pública para enfrentar os desafios do crime organizado com soluções inovadoras e sustentáveis.
Combinando a expertise acadêmica de professores da UFSC e da ACADEPOL em pesquisa e inovação com o compromisso do MJSP, o curso atende a uma demanda estratégica e urgente de formação de especialistas nessa área. Seu objetivo é fortalecer políticas públicas de segurança, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes no combate ao crime organizado, alinhadas às necessidades contemporâneas do Brasil.
O curso de especialização aqui apresentado, conta com um corpo docente altamente qualificado e diversificado, composto por professores doutores em diversas áreas do conhecimento. Esse corpo docente pode contribuir para o curso com disciplinas que abordem o crime organizado sob diferentes perspectivas, como engenharia, gestão e mídia do conhecimento, direito, ciência de dados, tecnologia da informação, segurança da informação, sociologia, criminologia e políticas públicas.
O enfrentamento ao crime organizado exige, portanto, uma abordagem interdisciplinar, que combina conhecimentos de diversas áreas. O departamento de Engenharia do Conhecimento, com suas estruturas de ensino e pesquisa diversificadas, podem integrar esses saberes em um único programa de pós-graduação, proporcionando uma formação abrangente e capacitando os profissionais a lidar com a complexidade do crime organizado de maneira holística. A colaboração com o MJSP fortalece essa integração ao trazer uma perspectiva prática e operacional para o curso.
O curso de Pós-Graduação em Inteligência e Inovação aplicadas no Enfrentamento ao Crime Organizado é um programa de especialização lato sensu, com foco na capacitação de profissionais que atuam na segurança pública, inteligência e áreas correlatas. Sua proposta interdisciplinar contará com apoio de professores profissionais da segurança pública com experiência acadêmica e que atuam junto à ACADEPOL.