Metodologia do Curso

O curso se enquadra na modalidade à distância, com pelo menos 50% das aulas de cada disciplina de forma síncrona via videoconferência. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle será usado como apoio para disponibilizar todo material do curso, atividades e comunicação entre alunos, tutores e professores.

Entre os métodos de ensino aprendizagem que respeitam os princípios da metodologia ativa, foi escolhido o Método PBL (Problem Based Learning), ou em português chamado de ABP – Aprendizagem baseada em Problema, como estratégia didática, levando o curso a ser centrado na aprendizagem e no desenvolvimento de capacidades para a transferência da aprendizagem para o local de trabalho.

O uso desta metodologia fundamenta o interesse de que o aluno avance do saber sobre os fundamentos teóricos tratados, para o saber aplicar os métodos e técnicas de Inteligência e Inovação aplicadas no Enfrentamento ao Crime Organizado, e, consequentemente, saber ser um profissional alinhado e com capacidade de transferência do saber para a sociedade/mercado.

As tecnologias e materiais empregados estarão descritos no plano de ensino de cada disciplina do Curso. O desenvolvimento das atividades teóricas ou práticas será realizado com apoio do ambiente virtual de aprendizagem – Moodle, disponibilizado pela UFSC como repositório dos documentos e canal ativo de comunicação entre professor e alunos. Destaca-se que todos os materiais usados nas disciplinas serão disponibilizados neste ambiente.

Além disso, para a realização das aulas, serão utilizados recursos audiovisuais e outras tecnologias que se fizerem necessárias para o apoio ao desenvolvimento do aprendizado e de sua transferência à realidade do aluno. O site da biblioteca central da universidade (UFSC) poderá ser utilizado como base de pesquisa, pois dispõe de livre entrada em redes internacionais de busca a publicações em praticamente todas as áreas de estudos e pesquisas, direcionando-se à busca, tanto por títulos de livros ou periódicos, como por assuntos de interesse. Os professores e alunos têm acesso ao Portal de Periódicos da Capes, inclusive fora da UFSC, por meio da rede VPN.

As disciplinas serão ofertadas de forma remota, com carga horária síncrona e assíncrona. As aulas síncronas, serão realizadas por videoconferência (estas aulas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle). Por serem remotas e síncronas, essas aulas permitirão a participação, discussão e o diálogo de forma simultânea entre aluno e professor, além da interação em ambiente virtual, por meio de aulas dialógicas, com recursos de projeção e audiovisuais (slides) e utilizando metodologias de aprendizagem ativas, tornando o aluno um protagonista em seu processo de aprendizado. As aulas síncronas (ao vivo) serão lecionadas para cada turma de forma individualizada em momentos distintos.

As aulas assíncronas, serão reservadas para os alunos desenvolverem atividades individuais ou em grupo em atividades de pesquisas, leituras, oficinas, entre outras. Essas atividades serão disponibilizadas em meio digital, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, podendo ser acessadas no horário destinado às aulas ou em qualquer momento mais oportuno ao discente.

Serão ofertadas cinco turmas com 50 alunos cada, totalizando 250 alunos, com apoio de tutores.